Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Professora Nubia Hanciau doa acervo de livros de Carmen da Silva para Biblioteca da Furg
6 de junho de 2022
COMPARTILHE

Professora Nubia Hanciau doa acervo de livros de Carmen da Silva para Biblioteca da Furg

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande (SiB FURG) recebeu um acervo de livros, alguns deles raros, da escritora rio-grandina, precursora do feminismo brasileiro, Carmen da Silva. A doação partiu da Professora Dra. Nubia Hanciau, que pesquisa e desenvolve um projeto sobre a autora - há algumas décadas  - no âmbito da universidade.

Recebida pela responsável pelo setor de aquisição do SiB, Biblioteca Central da FURG, Flávia Oliveira, Hanciau entregou um total de 10 livros que irão ampliar as possibilidades de consulta por parte dos discentes. Um contato preliminar, que formalizou o pedido da doação, foi feito pela bibliotecária Simone Przybylski. O lançamento da II edição do Concurso Literário Carmen da Silva, que neste ano receberá produções inéditas do gênero crônica, instigaram o interesse dos candidatos (as) interessados (as) em conhecer ou revisitar a obra de Carmen da Silva. Uma referência à escritora, na forma de epígrafe ou no corpo do texto, deve constar no material submetido ao concurso.

Dentre as obras entregues por Hanciau estão: A arte de ser mulher: um guia moderno para o seu comportamento (1966); O homem e a mulher no mundo moderno (1971); Fuga em setembro (1971) e Histórias Híbridas de uma senhora de respeito (1984), todos escritos por Carmen da Silva. Foram doados, ainda, as obras O melhor de Carmen da Silva, de Laura Taves (1994); 2 exemplares de A arte de ser ousada: uma homenagem a Carmen da Silva (2015), de Comba Marques Porto; 2 exemplares de Para Ler Carmen da Silva (2019), de Nubia Hanciau e Francisco das Neves Alves (Orgs.) e a obra Impressões: feminismo e cultura (1987).

“São livros que continuam sendo procurados e que não são mais publicados, há muitos anos. Alguns deles, raros, só disponíveis em sebos ou sites como a Estante Virtual. Embora defasados na parte icônica, imagem de capa, por exemplo, e em alguma parte da grafia, o conteúdo, por incrível que pareça, continua atual e pertinente. E vejam que Carmen faleceu em 1985, ou seja, lá se vão quase quatro décadas”, comentou a Professora, que reiterou o desejo da reedição da obra de Carmen.

Os livros doados estão sendo catalogados pelas bibliotecárias do SiB e, em breve, estarão disponíveis para consulta e empréstimo na Biblioteca Central da FURG.