Eventos realizados sobre a autora
Nesta seção será disponibilizado um arquivo com fotos, vídeos e memória textual de eventos realizados sobre Carmen da Silva.
Seminário Internacional - Para ler Carmen da Silva
De 6 a 8 de novembro de 2019, o Salão de Leitura da Biblioteca Rio-Grandense foi o palco para a celebração do centenário de nascimento de Carmen da Silva, escritora e jornalista rio-grandina, precursora do feminismo brasileiro. A homenagem foi organizada pela Professora Dra. Nubia Hanciau e contou com a parceria do Professor Francisco das Neves Alves, além do apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande (Secretaria de Município da Cultura), da Universidade Federal do Rio Grande (ILA e PPG-Letras) e da Biblioteca Rio-Grandense.
Um bom público prestigiou a atividade, que reuniu professores, graduandos, pós-graduandos e o público em geral, interessado na vida e na obra da autora nascida em Rio Grande. Uma variada programação cultural integrou o evento. Palestras, mesas-redondas, leitura de contos, adaptação radiofônica da obra Setiembre, apresentação musical e o relançamento do livro A arte de ser ousada. Uma homenagem a Carmen da Silva, de Comba Marques Porto, marcaram o ato. Autoridades municipais, entre elas o prefeito Alexandre Lindenmeyer e o secretário de Cultura Ricardo Freitas, também estiveram presentes, ocasião em que anunciaram uma homenagem da cidade à autora, que receberia o nome de um largo nas imediações do Coreto da Praça Tamandaré.
Lançamento da obra "Para ler Carmen da Silva", na 48ª Feira do Livro da Furg
O painel “Para ler Carmen da Silva”, realizado na 48ª Feira do livro da Furg, no dia 09/05/22, marcou o lançamento de uma coletânea de artigos sobre a autora, organizado pela Profª. Dra. Nubia Hanciau e pelo Professor Dr. Francisco das Neves Alves. Na companhia das Professoras Doutoras Aimée Bolaños, Kelley Duarte e Eliane Campello, Hanciau comentou sobre a vida, a obra e o legado da escritora rio-grandina, precursora do feminismo brasileiro, para o público presente no evento ocorrido na Praça Didio Duhá.