Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Profª. Dra. Nubia Hanciau palestra na abertura do 11º Simpósio de Arte-Educação da EBAHL
30 de setembro de 2023
COMPARTILHE

Profª. Dra. Nubia Hanciau palestra na abertura do 11º Simpósio de Arte-Educação da EBAHL

De 25 a 28 de setembro a Escola de Belas Artes Heitor de Lemos realizou mais uma edição, a 11ª, do Simpósio de Arte-Educação. Tradicional evento cultural da cidade do Rio Grande, a iniciativa deste ano destacou os “Protagonismos de mulheres nas artes” com uma programação repleta de atividades. A abertura foi realizada na noite do dia 25, no Auditório Ewerton de Medeiros, com uma palestra proferida pela Profª. Dra. Nubia Hanciau, intitulada “Vamos falar sobre Carmen da Silva?”.

“Fui recebida com calorosa e amável acolhida pela Diretora Marisa da Silva Saad, pela Vice-Diretora, Lucilaine dos Santos Oliveira, pela representante da FURG, Professora Rita Patta Rache e pelo Secretário de Cultura, Professor Luis Henrique Drenovicz”, salientou a palestrante, que abordou o primeiro artigo da escritora rio-grandina na revista Claudia, denominado “A protagonista”, na sua fala.

Um grande público esteve presente e, além da palestra, prestigiou a apresentação da Orquestra da EBAHL logo na sequência. Na oportunidade, a Profª. Dra. Nubia Hanciau recebeu a escultura “Bailarina”, das mãos da Diretora Escola de Belas Artes Heitor de Lemos Marisa Saad. A homenagem foi elaborada em papel machê pela artista Fabiana Stone.

O 11º Simpósio de Arte-Educação da EBAHL teve a parceria da SMEd e do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).