Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Lançamento do e-book, Com a palavra, Carmen da Silva, será realizado na 49ª Feira do Livro
20 de maio de 2023
COMPARTILHE

Lançamento do e-book, Com a palavra, Carmen da Silva, será realizado na 49ª Feira do Livro

Atividade ocorrerá no Espaço Conversa da Feira, às 18h

A próxima segunda-feira, 22, marcará o lançamento do e-book Com a palavra, Carmen da Silva, na 49ª Feira do Livro da Furg. O trabalho, publicado pela Editora da FURG, reúne dezessete crônicas selecionadas em um concurso cultural realizado de forma conjunta pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC/FURG, Instituto de Letras e Artes – ILA/FURG, Sistema de Bibliotecas – SiB/FURG e Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS.

Gramática de Ca(u)sa, de Maria Gabriela Cardoso; Andorinhas, de Patrícia Baldez Américo Minervino; e Letras de Batom, de Ivan Domingos Oliveira Reis foram considerados destaques, dentre os textos que compõem a coletânea, pela comissão organizadora do concurso. O e-book possui, ainda, o prefácio elaborado pela Professora Doutora Nubia Hanciau e um texto de abertura da também doutora Lucilene Canilha Ribeiro. Hanciau coordena, há mais de duas décadas, o projeto “Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro”. Duas crônicas escritas pelo professor, médico oftalmologista e escritor José Antonio Altmayer, um admirador do legado e da obra de Carmen, complementam o trabalho.

Com a palavra, Carmen da Silva, foi organizado por Daniel Baz, Joselma Noal e Tiago Goulart Collares. A revisão do e-book ficou a cargo de Daniel Baz, João Reguffe e Nubia Hanciau; o design, a formatação e a diagramação foi feita por Maria Rita Martins e as fotos são do acervo disponível on-line no site sobre a escritora e jornalista nascida em Rio Grande (www.carmendasilva.com.br). O lançamento ocorrerá no Espaço Conversa da Feira, às 18h.