Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

II Concurso literário Carmen da Silva está com inscrições abertas até o dia 24/05
10 de abril de 2022
COMPARTILHE

II Concurso literário Carmen da Silva está com inscrições abertas até o dia 24/05

Concurso Carmen da Silva revela novos talentos literários

O ano de 2020 marcou a realização do 1º Concurso Literário Carmen da Silva. Além de uma homenagem à jornalista e escritora rio-grandina considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil, a iniciativa teve como objetivo revelar novos talentos, possibilitando um espaço para divulgação literária de estudantes, professores e técnicos vinculados ao meio acadêmico.  “A arte no isolamento social” foi o tema escolhido para a primeira edição, especialmente, por conta dos desdobramentos e mudanças de rotinas na vida das pessoas a partir do surgimento da pandemia da Covid-19, iniciada em fevereiro do mesmo ano no Brasil.

Organizado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Sistema de Bibliotecas (SIB), das pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Assuntos Estudantis (Prae), e do Instituto de Letras e Artes (ILA), juntamente com os institutos federais do Rio Grande do Sul (IFRS- Rio Grande) e Sul-Rio-Grandense (IFSUL Camaquã), o concurso resultou na publicação de um e-book com 26 minicontos e 30 poesias. “Mofo”, miniconto de Lorena Luana Dias da Silva, e “Aplainada”, poema de Juliana Ruas Blasina, foram os destaques e, além da publicação dos seus textos, receberam livros como premiação.

Lives com os autores e autoras dos textos selecionados

Um circuito de lives com os autores e autoras dos minicontos e poemas que compõem o e-book  foi planejado pela comissão organizadora do concurso, em parceria com a Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG.  Com mediação do Prof. Dr. Daniel Baz dos Santos e da Profª. Dra. Joselma Noal, os encontros destacaram o legado de Carmen, leituras e o processo criativo dos textos selecionados. Até o momento, três encontros ao vivo já foram realizados. O primeiro reuniu a equipe do projeto e abordou os bastidores da origem do e-book. No segundo, as pessoas que tiveram seus textos selecionados e publicados na categoria miniconto. O terceiro, os autores e autoras dos textos selecionados e publicados na categoria poesia. Segundo a organização do concurso, um quarto e um quinto encontro ainda estão previstos e serão divulgados posteriormente.

Assista as lives abaixo:

Live 1: https://bityli.com/85Wna

Live 2: https://bityli.com/hMBm5

Live 3: https://bityli.com/rjfgE

Baixe gratuitamente o e-book alusivo ao I Concurso Literário Carmen da Silva no link a seguir: http://www.filedropper.com/e-bookcarmemdasilva

* Clique em "Download this file", copie o código e clique em "download now".

 

>> Inscrições:

https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1623