Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Feira do Livro da Furg marca lançamento de obra sobre Carmen da Silva
5 de maio de 2022
COMPARTILHE

Feira do Livro da Furg marca lançamento de obra sobre Carmen da Silva

Na próxima segunda-feira (9), às 18h, na Arena Cultural da 48ª Feira do Livro da Furg, será lançado o livro “Para ler Carmen da Silva”. Com organização da Profª. Dra. Nubia Hanciau e do Prof. Dr. Francisco das Neves Alves, a obra celebra a trajetória da escritora rio-grandina e precursora do feminismo brasileiro.

Além de textos de autoria de Nubia Hanciau e de Francisco das Neves Alves, “Para ler Carmen da Silva”, possui a colaboração de autores e autoras que se debruçaram sobre a cativante trajetória de Carmen, que impulsionou os movimentos feministas brasileiros, especialmente, nas décadas de 1970 e 1980, como Comba Marques Porto, Ana Rita Fonteles Duarte, Jesús Pérez García, Luciana Coutinho Gepiak, Kelley Baptista Duarte, Maria Helena Fuão, Ricardo Henrique Leras – trad. Alice B. Del Fresno, Maristela Rodrigues Lopes, Eliane Campelo, Marina Cardoso Reguffe, Aimée G. Bolaños e Ana Lucia Milano. Tem, ainda, o prefácio do Prof. Dr. Carlos Baumgarten e apresentação de Zilá Bernd e de Lígia Furlanetto.

“Carmensilvólogos ou Carmensilvólogas, como costumo dizer. Doutores e mestres com pesquisas sobre a autora, mas também interessados na sua obra fora daqui”, complementou Hanciau.

Segundo a Professora, o livro compila o resultado de algumas pesquisas que coordena no projeto Carmen da Silva – uma precursora do feminismo brasileiro. É fruto, também atesta a organizadora, de uma série de eventos alusivos ao centenário de nascimento da autora na sua cidade natal. Um largo, nas imediações do Coreto da Praça Tamandaré, recebeu o seu nome e um seminário internacional, realizado em parceria com a Biblioteca Rio-Grandense, reuniu um público diverso interessado na sua vida e obra.

 “Estamos muito felizes em fazer parte da Feira do Livro FURG, um dos maiores eventos externos da nossa universidade. Mais, ainda, pela oportunidade do lançamento presencial desta obra, haja vista que devido à pandemia não conseguimos lançá-la como pretendíamos no ano passado”, destacou.

Feliz com o novo momento e oportunidade, Hanciau saúda à Furg, especialmente na figura do seu homenageado, o Patrono Sérgio Carvalho Pereira.  “De 4 a 15 de maio estaremos ligados na Praça Didio Duhá, no Cassino, seguindo a rica programação que a feira nos oferece nesta 48ª edição”, concluiu.

Debate sobre Carmen

Uma conversa sobre Carmen da Silva,  mediado pela Prof. Dra. Kelley Duarte, com participação das Profas. Dras. Nubia Hanciau, Eliane Campello e Aimée Bolaños, integra o lançamento do livro. Intitulado Multiconversas literárias “Para ler Carmen da Silva”, a atividade será concomitante ao lançamento do livro, no mesmo horário e local. O ato será gravado e, posteriormente, disponibilizado no canal do Youtube da Furg.