Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Edição ampliada de Literatura e Identidade Nacional inclui legado de Carmen da Silva
4 de agosto de 2023
COMPARTILHE

Edição ampliada de Literatura e Identidade Nacional inclui legado de Carmen da Silva

“Um livro que agradará a todos que desejam repensar o país através de suas manifestações literárias”. Esse é o destaque da contracapa da obra Literatura e Identidade Nacional, escrita pela Profa. Dra. Zilá Bernd. Publicado pela Editora da UFRGS, o livro chegou a sua quarta edição revista e ampliada. Dentre as inclusões da nova versão está o reconhecimento à obra de Carmen da Silva, escritora rio-grandina e precursora do feminismo brasileiro.

Sobre a autora

Zilá Bernd é professora e orientadora do PPG Memória Social e Bens Culturais da Universidade LaSalle, de Canoas. Tem bolsa produtividade em pesquisa 1A do CNPq. É licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras pela mesma universidade e Doutora em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou seu pós-doutorado na Université de Montréal (Canadá), estágio sênior na Université Rennes 2 (Haute Bretagne) e no Institut dês Amériques de Paris, com bolsa Capes, em 2017.

Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) no período de 1999-2001 e do Conseil International d’Etudes Canadiennes entre os anos de 2003 e 2005.

Prêmios

Zilá foi distinguida com a Ordem Nacional do Québec, nos graus de Chevalière e Officière, no ano de 2014, e com as Palmes Académiques do governo francês, no grau de Chevalière et Officière, em 2006. No ano de 2009, recebeu le Prix International Du Gouveneur Général Du Canada em études canadiennes. A autora foi agraciada, ainda, com o Prêmio Pesquisador Gaúcho pela Fapergs, na área da Letras e Linguística, no ano de 2019.