Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Álbum de figurinhas destaca a trajetória de mulheres rio-grandinas
7 de abril de 2024
COMPARTILHE

Álbum de figurinhas destaca a trajetória de mulheres rio-grandinas

O dia que marcou o aniversário da cidade mais antiga do estado contou, dentre outras atividades comemorativas, com o lançamento da 2º álbum de figurinhas do Rio Grande. A iniciativa, que promove a cultura, a história e o resgate da memória de mulheres e homens nascidos na cidade, foi executada com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Sagres e do CCGL – Termasa, com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

A solenidade ocorreu no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e contou com a participação do prefeito municipal, Fábio Branco, secretários e secretárias de município, de demais autoridades e do público em geral.

Segundo a Professora Doutora Nubia Hanciau, que também esteve presente e fez parte do Conselho Editorial da publicação, o álbum é composto por 105 cromos adesivos com fotografias, acervos documentais e ilustrações. Apresenta crônicas da cidade, da economia, da natureza local e das pessoas, enaltecendo uma Rio Grande diversa e em constante desenvolvimento.

Responsável pela indicação do nome da Carmen da Silva na primeira edição do álbum, a professora destaca a inclusão de novas histórias, memórias e legados de outras mulheres rio-grandinas no mais recente número da publicação. Estão presentes, na segunda edição, Maria B’Gala, Angelina Gonçalves, Guaraciaba Cardoso, Iracema Martins, Tânia Carvalhal, dentre outras. Maria Brechane, rio-grandina vencedora do Miss Universo 2023, também foi homenageada com um cromo.

“Agradecemos a todos que fizeram parte da nossa caminhada até aqui, assim como aos amigos e apoiadores que prestigiaram nossa celebração. E a todos os que afetuosamente nos felicitaram por esta realização”, salientou a docente e pesquisadora. O álbum será distribuído gratuitamente na Rede Pública de Ensino da cidade e da região.