Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Dia Internacional da Mulher é celebrado no Largo Carmen da Silva
7 de abril de 2024
COMPARTILHE

Dia Internacional da Mulher é celebrado no Largo Carmen da Silva

O Largo Carmen da Silva foi mais uma vez escolhido para marcar as lutas pelos direitos das mulheres, no dia 8 de março, em Rio Grande. Celebrada mundialmente, a data reuniu dezenas de mulheres e homens no espaço que leva o nome da escritora rio-grandina, reconhecida como uma das precursoras do feminismo brasileiro.

A atividade chamou a atenção das pessoas que transitavam pelo espaço público situado no interior da Praça Tamandaré. Agendas históricas como o direito de decidir sobre o próprio corpo, o aborto legal e a luta contra todos os tipos de violências contra as mulheres foram alguns dos destaques do ato que contou, ainda, com a apresentação musical da cantora Gil Colares.

Pautas locais também foram abordadas e defendidas coletivamente. Dentre elas, a necessidade da retomada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) no município, reforçada no discurso de Maria de Lourdes Lose, ex-vereadora, ex-coordenadora de Políticas para as Mulheres de Rio Grande e uma das lideranças do Movimento de Mulheres da cidade.

Responsável pela mobilização que resultou na homenagem à escritora, no ano do centenário do seu nascimento, em 2019, a Professora Doutora Nubia Hanciau, comemorou a realização de mais uma atividade e, em especial, a consolidação do Largo como um espaço de lutas e reivindicações das mulheres do município. Segundo Hanciau, Carmen morou em uma casa nos arredores do local que, atualmente, rememora o seu legado, próximo à esquina General Câmara.