Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Nélida Piñon celebra a amizade e o centenário de Carmen da Silva
14 de agosto de 2022
COMPARTILHE

Nélida Piñon celebra a amizade e o centenário de Carmen da Silva

A escritora Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ARL) e uma das mais importantes da história da literatura do país, rememorou a amizade com Carmen da Silva em vídeo gravado com exclusividade para as comemorações alusivas ao centenário da precursora do feminismo no Brasil. Os cem anos de nascimento da jornalista, ensaísta e escritora rio-grandina foi celebrado no ano de 2019 com uma série de atividades, dentre as quais, a realização de um seminário internacional na Biblioteca Rio-Grandense.

No vídeo, Nélida comenta que conheceu Carmen em meados dos anos 1960 e, em pouco tempo, ambas construíram uma relação afetiva bastante intensa. “Comecei a frequentar, com certa assiduidade, o seu apartamento em Copacabana, onde morava com o seu companheiro, Claudio Lopes da Silva. Eles também visitavam bastante a minha casa, porque minha mãe fazia um jantarzinho e sempre convidava os dois”, salientou.

A escritora relembrou momentos da convivência com Carmen, suas inquietações políticas, especialmente, em relação ao período da ditadura militar, a paixão da rio-grandina pelos gatos e os traços marcantes da sua personalidade. “Ela era muito temperamental e tinha convicções muito fortes”, relatou. Rememorou, ainda, um pouco da militância de Carmen nas agendas dos direitos das mulheres, iniciada com as publicações na revista Claudia, e que ganhou uma evidência ainda maior na medida em que tornou-se amplamente conhecida. Piñon reforçou o protagonismo de Carmen na consolidação das bases do feminismo brasileiro.

“Não podemos deixar de reconhecê-la como tal. Carmen abriu grandes portas, derrubou muros. Fez bem às pessoas. Preparou as mulheres para que pudessem alçar voos maiores. Esse foi o seu grande mérito: conquistar as mulheres e dar à elas uma outra forma de ver as coisas”, disse.

Encerrou com o destaque à palavras de amor e de amizade, alicerçada ao longo dos anos.  “Eu celebro essa visionária, mas no coração eu celebro, sobretudo, a doce amiga Carmen, que comigo era de um carinho imenso. Carmen, você é uma mulher luminosa e bela! Muito obrigado por ter vivido na minha vida”, concluiu, emocionada, a escritora.

Veja, na íntegra, o depoimento da escritora Nélida Piñon: