Carmen da Silva, uma rio-grandina precursora do feminismo brasileiro.

Divulgado o resultado do II Concurso literário Carmen da Silva
2 de agosto de 2022
COMPARTILHE

Divulgado o resultado do II Concurso literário Carmen da Silva

Uma reunião on-line, realizada no sábado (30) pela manhã, definiu o resultado final do II Concurso literário Carmen da Silva, que nesta edição abordou o gênero crônica. Pautados no atendimento aos critérios estabelecidos pelo edital, a comissão julgadora composta pela coordenadora Profa. Dra. Joselma Noal e pelos demais integrantes, a Prof. Dra. Nubia Hanciau, a Prof. Dra. Lucilene Ribeiro, a Prof. Dra. Luciana Gepiak, o Prof. Dr. Daniel Baz, a bibliotecária Giselle da Silva e pelo doutorando em Letras Tiago Collares, selecionou os textos destaques e os que irão compor um e-book que será produzido pela Editora da FURG.

As escolhas foram feitas a partir da leitura dos textos enviados e debate entre a comissão julgadora que levou em consideração, especialmente, as seguintes diretrizes: obediência ao gênero crônica, presença – em epígrafe ou no corpo do texto -, de excertos e/ou de algum fragmento que retome a escrita de Carmen da Silva, além da qualidade estética e correção da escrita.

Dezessete crônicas foram selecionadas pela comissão e três consideradas destaques: Gramática de Ca(u)sa, de Maria Gabriela Cardoso; Andorinhas, de Patrícia Baldez Américo Minervino; e Letras de Batom, de Ivan Domingos Oliveira Reis. Os demais textos farão parte do livro eletrônico e podem ser consultados no edital nº 01/2022, publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande. Todas das crônicas dispostas no documento, exceto as destaques, foram publicadas por ordem de inscrição.

O Concurso foi uma realização conjunta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC/FURG, do Instituto de Letras e Artes – ILA/FURG, do Sistema de Bibliotecas – SiB /FURG e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS.